Uma parceria da Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, com a APAMIG e a INPEV, recolheu embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas pelos agricultores do município. Realizada no último dia 20 de março, a ação contou com o apoio da Emater, do IMA, do Codema, do Sicoob Credplus, da Copagro e do Sindicato dos Produtores Rurais de Luz.Em sua quinta edição, a campanha itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos coletou 20.574 unidades de recipientes trazidos por agricultores e produtores rurais de diversas localidades do município, contribuindo, assim, para minimizar os impactos ambientais. Desde que a Administração Municipal 2021-2024 iniciou essa campanha, foram recolhidas, até agora, mais de 70 mil embalagens.  “Sabemos da importância dos defensivos agrícolas para a agricultura e quando as embalagens são descartadas de qualquer jeito elas viram um problema para o meio ambiente e para a nossa saúde. Por isso, essa ação que estamos realizando é uma forma de facilitar a logística reversa para os produtores rurais do município, pois alguns agricultores têm dificuldades com o transporte dessas embalagens até a unidade de recolhimento”, pontua o secretário Mozart Basílio.  O presidente da APAMIG, Daniel Nascimento, destaca que, agora, em Luz, o produtor rural está bem assistido em relação ao descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “O produtor rural de Luz estava desassistido, mas, desde então, com essa iniciativa da Administração Municipal e parceiros, ele tem a oportunidade de fazer o correto descarte das embalagens dos defensivos. Luz é um dos municípios onde mais recolhemos embalagens vazias de defensivos agrícolas”, aponta.