A noite de sábado, 6 de abril, foi de muita alegria para os moradores do distrito de Esteios, com a entrega da nova sede própria do Posto de Saúde, pela Administração Municipal 2021-2024. A obra, que se traduz em um investimento no valor de R$ 627 mil, representa mais um avanço importante desta gestão quanto ao cuidado com a saúde da população luzense. 

O descerramento da placa de inauguração foi feito pelo prefeito Agostinho Carlos Oliveira, pelo vice-prefeito, Leandro Araújo, pela presidente da Câmara, Simone Cardoso da Silva e pelos secretários de Obras Públicas, Ilfran Araújo, de Saúde, Luana Mendes e de Administração de Esteios, Eli Gonçalves Magalhães, além do morador local, senhor Rafael Jorge Teixeira, de 83 anos, representando a comunidade.  Construída com recursos próprios do município, a nova sede, com um espaço de 260 m² de área, conta com consultório odontológico, consultório médico e de enfermagem, farmácia para dispensação de medicamentos, sala para os agentes de saúde e demais instalações. Tudo para oferecer aos usuários e equipe de servidores melhores padrões de qualidade, conforto e segurança em local mais amplo, com condições ideais para o desenvolvimento das ações de estratégias para a saúde da família. 


Um governo para o povo

O sr. Rafael Jorge Teixeira foi só elogio à Administração Municipal. “Nós podemos dizer que somos felizes com a saúde em Esteios. Meu muito obrigado ao prefeito Agostinho e que Deus lhe encaminhe sempre em uma boa administração. E vou dizer a vocês! Sejam fieis a Esteios, pois precisamos de gente que faça por nós, o que esta Administração está fazendo”. Wellington Braga, um dos médicos que atua na unidade de Saúde de Esteios, comemorou essa inauguração. “Eu só tenho a elogiar e agradecer esse presente que Esteios está ganhando. Uma unidade de saúde que vem para atender aos anseios e às necessidades da população. Feliz é o povo que tem os olhos de seus governantes voltados para as suas premências”, observou. A secretária de saúde, Luana Mendes, ressaltou o empenho e compromisso da Administração para uma comunidade que tanto merece. “Quero agradecer o empenho do prefeito Agostinho em buscar e gerenciar os recursos necessários para a construção de uma nova unidade de saúde para a população de Esteios, que merece toda essa dedicação e acolhimento por parte do governo municipal”. Simone Cardoso da Silva, presidente da Câmara, expressou sua satisfação em participar da inauguração desta unidade de saúde. “A população de Esteios merece, sim, ter um atendimento à altura no que tange à saúde. Fico muito feliz em participar desta inauguração, tão importante para a comunidade e que novas obras venham para atender a população desta comunidade tão valiosa para o nosso município”. 

Em seu pronunciamento, o vice-prefeito, Leandro Araújo, disse que “é um orgulho para mim fazer parte de um administração que entrega tanta coisa boa para o povo, em especial para a saúde de todos que é prioridade neste governo”. 

O prefeito Agostinho fez questão de destacar que a construção do novo posto de saúde de Esteios foi realizada com recursos próprios. “Em 2021, atendendo ao chamado de representantes da comunidade local, aqui estivemos em razão de que a antiga unidade de saúde se encontrava em situação precária. Analisamos e concluímos que não era possível realizar ali uma boa reforma, devido à precariedade da estrutura. Então, decidimos que o povo de Esteios e da região merecia uma nova unidade de saúde. E aí está uma obra de 627 mil reais, toda custeada com recursos próprios do município”. 

Após a inauguração, em clima de muita comemoração, os moradores do distrito e da região aproveitaram para conhecer o espaço do novo PSF, onde serão atendidos. Encerrando o evento, o grupo Recanto da Chibata agitou o público presente com seu show.