A Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em todas as unidades de saúde do município, substituindo os registros físicos de papel pelo prontuário eletrônico.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Carine Silva Turani, os profissionais da saúde que utilizarão o sistema passaram por um processo de treinamento, para que o atendimento flua sem intercorrências.Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais da área. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis online para consulta do profissional na hora do atendimento e são registradas desde a entrada do paciente no PSF.

“O PEC vai garantir maior agilidade no atendimento e respostas mais rápidas aos pacientes e pode ser acessado de qualquer unidade interligada ao sistema. Além disso, a informatização das unidades de saúde permite ao município receber mais recursos do Ministério da Saúde e ainda ter acesso a dados e indicadores importantes para alcançarmos as metas estipuladas”, avalia Carine, coordenadora da Atenção Primária.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
O Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC) é uma plataforma digital ofertada pelo Ministério da Saúde, que reúne o histórico médico, dados e os resultados de exames dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).