O último domingo amanheceu com música em Luz. Para comemorar os 103 anos da Banda Lyra Vicentina Aterradense, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou o IV Encontro de Bandas Civis na Praça do Santuário, evento que também faz parte das comemorações de abertura do Centenário de Luz, a ser comemorado em setembro de 2023.“A centenária Lyra Vicentina Aterradense representa uma história de tradição e sucesso, além de promover o acesso e a difusão da cultura em nosso município. Muito bom sentir o clima e a animação do público presente”, destacou o prefeito Agostinho que acompanhou as apresentações.A emoção e o encontro de notas musicais em instrumentos distintos tomaram conta da praça ao som das sete bandas de Luz e da região. Se apresentaram durante o evento: Corporação Musical Abel Ferreira (Patrocínio), Lira Monsenhor Otaviano (Santo Antônio do Monte), Lira de São Carlos (Lagoa da Prata), Banda José Viriato Bahia (Pitangui), Lira Santo Antônio (Campos Altos), Lira Musical São Sebastião (Nova Serrana) e a Lyra Vicentina Aterradense (Luz).  

Cada banda e corporação musical apresentou cinco músicas, alternadamente, no sistema de rodízio e todas juntas, executaram o Hino Nacional Brasileiro e o dobrado Dois Corações, composição de Pedro Salgado, no tradicional “bandão”.

Antes do encerramento foi realizada a entrega dos troféus de participação aos presidentes e maestros das bandas, também aos músicos e musicistas mais jovens e mais experientes de cada corporação musical. O prefeito Agostinho, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Edmara Caldas e o presidente da Câmara Municipal, Nilo Morais, também foram agraciados.

Uma manhã muito especial com música de qualidade que encantou o público presente que, além de se deleitar com a apresentação das bandas, pôde conferir de perto, na Mostra de Artesanato, o trabalho dos artesãos de Luz e a exposição “Lyra Vicentina Aterradense - 103 anos”, no Museu Histórico Casa Grande Capitão Dú.


Música na praça – Administração Municipal promove o 4° Encontro de Bandas

Data: 29/09/2022