A Secretaria Municipal de Saúde de Luz realizou, nesta segunda-feira (17), no plenário da Câmara Municipal, audiência pública para apresentação de relatório do primeiro quadrimestre do exercício de 2024. A prestação de contas contou com a presença da secretária de saúde, Luana Mendes, acompanhada da assessora contábil, Mara Rúbia Azevedo Oliveira. Também estiveram presentes alguns servidores da pasta. 

Conforme apresentação feita pela assessora contábil, foram aplicados na saúde, de janeiro a abril, R$ 4.764.104,09  (19,59%), superando os 15% previstos na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesse período, foram repassados ao Hospital Senhora Aparecida, para manutenção do Pronto Atendimento, R$ 1.774.068,70. 

Atendimentos
Foram realizados 11.972 consultas nos PSFs; 1.777 atendimentos odontológicos; 275 consultas domiciliares, 369 consultas com médico ginecologista e obstetra, 13.964 de enfermagem, entre outros procedimentos e atividades realizadas, totalizando 105.999 atendimentos na atividade da atenção básica. Já as consultas em especialidades, cirurgias eletivas, cirurgias de catarata, entre outros, somam 459, além da realização de 73 mamografias e 82 procedimentos. 
A gestora da pasta, Luana Mendes, também destacou as ações e realizações na área da saúde, como o Março Lilás, o projeto de combate ao tabagismo, desenvolvido nas escolas públicas e privadas, a inauguração do Posto de Saúde de Esteios, a compra de bomba costal manual para o combate à dengue e curso de capacitação para os servidores. “Graças à equipe, hoje temos zero pacientes aguardando cirurgias eletivas, quatorze pacientes aguardando cirurgias de catarata e 100% de todas as ações estratégicas e indicadores de desempenho dá atenção básica de saúde atingidos”, avaliou Luana Mendes. Ao final da apresentação, os vereadores tiveram a oportunidade de fazer perguntas que foram respondidas pela secretária.