Na noite de segunda-feira, dia 24 de junho, o prefeito Agostinho Carlos Oliveira compareceu à Câmara Municipal de Luz, acompanhado da assessora contábil, Mara Rúbia Azevedo Oliveira e alguns membros da equipe de governo, para prestar contas do 1° quadrimestre de 2024. O assessor de comunicação, Diego Costa, citou as principais obras em andamento, ações e realizações da Administração Municipal em todos os setores, como a implantação do vale-alimentação, reforma do PSF2, asfaltamento das ruas São Paulo e Treze de Maio, entrega de casas populares, aquisição de um caminhão caçamba/plataforma, recolhimento de embalagens de agrotóxicos, calçamento de ruas na região do Sapé e a inauguração do posto de saúde, no Distrito de Esteios. Foram apresentados pela assessora contábil, entre outros dados, os valores das receitas e despesas do município, de janeiro a abril de 2024, o comportamento das receitas orçamentárias de 2020 a 2023, referentes à situação econômica e financeira do município.   


Educação e Saúde

De acordo com os números apresentados, nos primeiros quatro meses do ano, o Executivo investiu um percentual superior ao determinado na Constituição, na área da Saúde. O mínimo a ser aplicado ao longo do ano é 15% e foram investidos 19,59%, totalizando R$ 4.764.104,09. Já em relação à Educação, foram investidos 25,20%, o que corresponde a R$ 6.079.720,09. 


Recolhimento de limpeza de quintal

Em sua fala, o prefeito Agostinho destacou que o recolhimento de entulhos e outros materiais provenientes de limpeza de quintais será realizado ao longo de todo o ano, sempre às segundas e terças-feiras. A adoção dessa nova prática visa possibilitar aos moradores fazerem a limpeza de seus terrenos e quintais no fim de semana e, assim, depositando o material apenas nos dias programados para a coleta. A operação deixa a cidade mais limpeza, evita queimadas e ajuda a conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Encerrando sua participação, o gestor do município respondeu as dúvidas dos vereadores e destacou o apoio da Câmara. “Sou muito grato à solidariedade do Poder Legislativo para com o Poder Executivo. Tudo o que fizemos e fazemos é porque vocês aprovaram o orçamento do município, nos autorizando a executar. De modo que o mérito é fruto dessa harmonia, deste trabalho conjugado entre as duas Casas do Executivo e Legislativo”, destacou.