Com foco na conscientização ambiental, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou uma programação intensa no mês de junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.Nos dias 4 a 6, o Horto Municipal Luiz Nunes Bezerra – Luiz da Sonda recebeu visitas de alunos das escolas municipais da educação infantil e do ensino fundamental, oportunidade em que a bióloga do município, Sandra Pereira Campos Cardoso, trabalhou a percepção ambiental dos pequenos, de forma a conscientizá-los sobre os cuidados com o meio ambiente, a partir de pequenas ações rotineiras. A abertura oficial das atividades alusivas ao dia 5, consistiu no plantio de mudas em frente à Capela São Geraldo e contou com a presença do prefeito Agostinho, dos secretários da Sadema, Mozart Basílio, e de Obras Públicas e Transportes, Ilfran Araújo. Lorena Paulinellli representou o Sicoob Credplus, instituição parceira. Participaram, também, representantes da comunidade local e servidores do setor de jardinagem do município. A Exposição “Junho Verde - Transformando o planeta em um lugar melhor” ficou aberta ao público, entre os dias 10 e 20 de junho, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel. A proposta, que teve a participação das escolas públicas e privadas do município, foi uma reflexão crítica e ao mesmo tempo uma forma de sensibilização ao que podemos fazer para contribuir com o desenvolvimento sustentável e para preservar a vida em nosso planeta Terra. A programação incluiu, ainda, uma palestra sobre as atribuições da Polícia Militar de Meio Ambiente na fiscalização de crimes e infrações ambientais, com o comandante da Polícia Ambiental de Luz, Sargento Rômulo Cardoso da Silva. Outro momento foi a disponibilização de coleta de lixo eletrônico em pontos localizados na Praça da Catedral, Praça do Santuário e no Centro Administrativo. Houve também a doação de mudas nativas durante a Feira Megaluz 2024, realizada pelo Sicoob Credplus, em parceria com a Copagro, nos dias 27 e 28.