1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne participantes em defesa do envelhecimento com dignidade
A importância de envelhecer com dignidade!
No dia 22 de maio, o município realizou com grande sucesso a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um evento marcado pelo diálogo, pela escuta ativa e pelo compromisso com a construção de políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, reunindo representantes da sociedade civil, do poder público e de entidades envolvidas na causa do envelhecimento digno.
Durante o encontro, os participantes debateram cinco eixos centrais que orientaram as discussões e propostas:
- Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
A conferência teve como objetivos principais promover a participação social na formulação de ações que garantam o direito de envelhecer com dignidade, identificar os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em diferentes contextos sociais e culturais, e propor ações que promovam a equidade e o respeito aos direitos dessa população em articulação com os diferentes entes federativos.
Ao final do evento, foram eleitos os delegados e delegadas que representarão o município na etapa estadual da conferência. Foram escolhidos como delegados titulares: Leonilda Aparecida Silva, Márcia Aparecida Rodrigues Lacerda, Ivan Elias de Almeida e Maria da Luz Rodrigues Santos. Como delegados suplentes, foram definidos: Maria Morais Gama, Maria Aparecida de Morais Cruz, Maria Helena de Brito e Juliano Oliveira Pereira.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi um marco importante na consolidação de um município mais justo, inclusivo e preparado para garantir o envelhecimento com respeito, equidade e participação. O compromisso agora é seguir fortalecendo as políticas públicas e o papel ativo dos conselhos de direitos, assegurando que as vozes das pessoas idosas sejam ouvidas e respeitadas em todas as instâncias.